Thursday 11 February 2010

Heróis

Eu era muito pequena. Mas lembro-me bem de ouvir na televisão a história dele. E de ficar chocada quando me explicaram, de forma simplista, que ele estava preso sem ter cometido crimes. Só porque na terra dele havia, por exemplo, autocarros para brancos e outros para pretos. E ele não concordava, explicaram-me. E ele era contra quem mandava, tinha outras opiniões, disseram-me. E eu, que era pequena, e creio que nunca tinha convivido com qualquer preto - tão só porque eles não existiam no meu mundo, uma pequena cidade do litoral, nos anos 80, sabia que tudo isso estava errado. Porque para mim não havia isso de sermos melhores ou piores por termos uma pele diferente. E, mais do que uma consciência anti-racista, o que eu sabia bem é que ninguém, em sítio nenhum do mundo pode ser preso por causa das suas opiniões. Logo eu, que sempre tive opinião sobre todas as coisas. Eu era pequena e não tinha como saber o alcance daquele homem. Mas sei bem como me marcou a sua história. Lembro-me muito bem de o ver um dia, na televisão, a deixar a cadeia onde esteve 27 anos. Há 20 anos eu era uma criança. Acho que ele foi um dos responsáveis pelo despertar de uma consciência cívica e política em mim.

No comments:

Post a Comment