Friday 24 September 2010

E quem é que paga a factura?

Sem Orçamento de Estado não há Governo. Ou eu muito me engano ou isto chama-se chantagem. Pedro Silva Pereira, a fazer de amplificador da voz do dono disse-o. Omitiu que o PSD se recusa a aprovar um OE que prevê a subida do IVA para 23%.
Vamos ser sérios. Não tem que ser o PSD a aprovar o OE. Pode ser o CDS, por exemplo. Pôr no principal partido da oposição o ónus do não funcionamento do Governo é, do ponto de vista político, uma jogada de mestre. Sócrates é, honra lhe seja feita, um homem astuto e politicamente muito hábil. Do ponto de vista moral, claro, não tem qualquer vestígio de espinha dorsal. Mas isso só surpreenderá os mais distraídos.
Quanto aos factos - podemos funcionar sem OE, como é óbvio. Com duodécimos, como prevê a Lei. Se calhar até melhor, porque a despesa fica mais apertadinha. Afinal já sabemos que não vamos ter as grandes obras....Eventualmente ficará mais difícil comprar carros de alta cilindrada para os gestores das empresas públicas. A vida não é fácil....
O que me parece mesmo mesmo assustador é que nós, os pobres, continuamos sempre lixados com um F maiúsculo. Se o Governo se demite agora teremos eleições antecipadas. Uma imagem que agradaria ao nosso 1º, porque poderia vitimizar-se à vontade e ainda corria o risco de ser reeleito por mais quatro anos.
Na pior das hipóteses Passos Coelho ganhava agora, mas com o País de pantanas. Em qualquer destes cenários estamos, claro, FODIDOS.
Se a coisa não resultar e ele tiver de levar o mandato até ao fim... estamos FODIDOS na mesma. E mais, o que vier depois dele... não será melhor.

No comments:

Post a Comment