Monday 13 September 2010

Datas

Lembro-me bem de ser pequena e do dia, ou melhor, a noite, que antecipava o regresso à escola. E era um inferno. Sempre. Mesmo tendo sido boa aluna. Mesmo sendo integrada e tendo amigos... a escola não era o lugar onde eu queria estar, por oposição a dias inteiros livres para fazer o que eu quisesse. E que normalmente envolviam muitos livros.
Então, há exactamente 13 anos, no dia 13 de Setembro.... Bom, comprei o jornal para ver as notas do ensino superior. E previ, tendo em conta as médias publicadas, entrar no curso que ninguém sabia que eu tinha escolhido. A quinta opção. Escolhida quase por brincadeira. Contra tudo o que era suposto e à margem do que eu tinha idealizado. Foi uma cruz - na verdade umas bolinhas naquelas folhas cor-de-laranja das candidaturas - que ditou uma parte considerável da minha vida e do que têm sido estes 13 anos.
Parece-me que foi há bocadinho. E no entanto morreram e nasceram pessoas muito importantes na minha vida. Conheci pessoas. Fiz amigos. Apaixonei-me e "desapaixonei-me". Desiludi-me com as pessoas. E comigo. Maravilhei-me com sítios que conheci, com a minha capacidade de resistência, com coisas que alguém fez para e por mim. E com pessoas, claro.
E ouvi música. E chorei. E ri. Muito.
Hoje posso dizer que já fiz coisas que, na altura, nem me passavam pela cabeça. De bom e de mau. Se tivesse de passar tudo outra vez talvez mudasse algumas coisas. Mas não a maioria. Mas todos juntos, a passar assim em flash à minha frente, esses 13 anos parecem-me uma longa-longa metragem.
Gostava de ter aquela inocência outra vez. Mas não sei se queria atravessar tudo de novo. Tudo foi muito. Mas gostava de ter as certezas que tinha na altura.

No comments:

Post a Comment